Detran vai intensificar fiscalização de transportes escolares em Alagoas - Sertão News 24 Horas

Sertão News 24 Horas

Portal de noticias de Mata Grande-AL

Post Top Ad

PUBLICIDADE:












Detran vai intensificar fiscalização de transportes escolares em Alagoas



Por G1 AL

 
Proposta foi elaborada por integrantes da CGU e do MP-AL.




O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou nesta sexta-feira (4) que vai intensificar o controle e a fiscalização do transporte escolar em Alagoas. A medida foi tomada a partir de um projeto entregue ao órgão por representantes do Fórum de Combate à Corrupção (Focco).

A proposta foi elaborada por integrantes da Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público Estadual (MPE), e conta com apoio do Detran no levantamento de todos os veículos que circulam no estado, da condição de uso do transporte e da documentação dos condutores.

Na oportunidade, o promotor de Justiça e coordenador do Focco, José Carlos Castro, ressaltou que o fórum entende a necessidade de ter uma regulamentação para o transporte escolar, em razão de uma série de deficiências que já foram detectadas em ações de fiscalização no Estado.

“Contando com essa compreensão do Detran e do Conselho Estadual de Trânsito, nós apresentamos uma proposta para que haja essa regulamentação de maneira que tenhamos um serviço de qualidade e também um controle em relação à contratação desses veículos que nem sempre estão atendendo o que prevê o código de trânsito brasileiro, causando insegurança e um mal serviço para nossas crianças e adolescentes”, falou Castro.

O Detran informou que tem se mantido firme promovendo a integração com todos os órgãos de fiscalização e controle buscando de forma efetiva inibir os desvios de conduta, visando sempre o contexto de salvar vidas reduzindo o índice de acidentes e tornando o trânsito um ambiente mais seguro e humano.

“Precisamos criar esse ambiente de cumplicidade com bons propósitos. Essa reunião tem um significado muito importante e ela não vai só ajudar para que os órgãos de controle e fiscalização passem ter um gerenciamento sobre a procedência e a operacionalidade desses transportes. O Detran também irá promover um curso de reciclagem para os condutores desse tipo de veículo, que será ministrado pela nossa equipe de educação para o trânsito”, destacou o presidente do órgão, Antônio Gouveia.

Situação de risco

Vários casos envolvendo acidentes com ônibus escolares foram registrados em Alagoas este ano. Um dos que mais marcaram aconteceu na AL-110, quando dois destes transportes se chocaram, resultando na morte de sete jovens.

Outro caso mais recente aconteceu em Joaquim Gomes, quando um caminhão pau de arara tombou com estudantes.



Fonte : G1 AL.