Universitários do IFPE visitam o Vale do Catimbau em Buíque-PE - Sertão News 24 Horas

Sertão News 24 Horas

Portal de noticias de Mata Grande-AL

Post Top Ad

PUBLICIDADE:












Universitários do IFPE visitam o Vale do Catimbau em Buíque-PE

Por Ricardo Lima

Estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, fizeram uma visita técnica no Vale do Catimbau, no último sábado (24), o lugar está localizado no município de Buíque, no estado de Pernambuco, os universitários cursam o sétimo período do curso de geografia, no polo de Santana do Ipanema, Alagoas. Os estudos fazem parte do componente curricular  Geomorfologia do Brasil.
A área de preservação abrange 62.300 hectares, cobrindo vários municípios do estado de Pernambuco, sendo o Vale um dos últimos resquícios de caatinga preservada do mundo.
Catimbau, em Tupi, significa “Cachimbo pequeno apagado, práticas de feitiçaria e lugar de cobras” Tudo isso numa só palavra. O Vale do Catimbau foi nomeado Parque Nacional Catimbau pelo IPHAN em 2002 através do decreto 913/12.
Após a escolha do roteiro,  os estudantes puderam iniciar a trilha  com  acompanhamento de  guias do parque. As formações rochosas são vistas por toda extensão do vale, algumas com aparências de animais e pirâmides,  outras delas são provocadas pela erosão do arenito.
Logo depois foi possível conhecer a trilha da  Casa de Farinha, ela é conhecida por esse nome por que em  tempo recente ela foi utilizada para tal finalidade,  as pinturas rupestres foram feitas neste local,   e algumas foram cobertas pela fumaça do forno.
Mais Fotos

















Informações Tok de História