Direção do Site Sertão News 24 Horas desmente fake news disseminado em redes sociais - Sertão News 24 Horas

Sertão News 24 Horas

Portal de noticias de Mata Grande-AL

Post Top Ad

PUBLICIDADE:












Direção do Site Sertão News 24 Horas desmente fake news disseminado em redes sociais


Por Redação com Informações de Exame 

O diretor-geral do Site Sertão News 24 Horas, Ricardo Lima, desmente a publicação em que atrações da festa do feijão do povoado Santa Cruz do Deserto seriam alteradas.


O post rapidamente se espalhou em grupos de mensagens, gerando duvidas em grande parte da população, a noticia falsa “ fake news “ foi desmentida pela direção do site. Ao entrar contato com a assessoria de comunicação do município, a mesma confirmou que as atrações da festa seguem em sua grade normal.
O Site Sertão News 24 Horas é comprometido com a verdade, usando sempre do princípio ético e moral da comunicação, ouvindo as partes afetadas pela denuncia, promovendo uma mídia séria no sertão e com respeito aos seus leitores.

Disseminar fake news é crime. A pessoa ofendida pode pedir uma indenização, recorrendo à justiça criminal e alegando que houve calúnia, injúria ou difamação. A pena para esse tipo de crime varia de 3 meses a 3 anos (que, dependendo do caso, podem ser trocados por serviços à comunidade) e o pagamento de uma indenização.
Por fim, se a divulgação de notícias falsas ocorrer em época de eleição visando desqualificar um candidato, partido ou coligação, aplica-se a lei 12.891, de 2013, de acordo com o coordenador do curso de Direito Digital do Insper, Renato Opice Blum.
Segundo o texto, constitui crime “a contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação”. A pena varia de 2 a 4 anos de prisão e multa de 15 mil a 50 mil reais.
Quem for contratado com essa finalidade também está sujeito à punição, que vai de seis meses a um ano de prisão, mais multa de 5 mil a 30 mil reais.