Semarh e prefeitura de Mata Grande realizarão entrega do sistema Água Doce em comunidades rurais - Sertão News 24 Horas

Sertão News 24 Horas

Portal de noticias de Mata Grande-AL

Post Top Ad

PUBLICIDADE:












Semarh e prefeitura de Mata Grande realizarão entrega do sistema Água Doce em comunidades rurais



Da Redação do Site Sertão News 24 Horas

Por Ricardo Lima e Ascom Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a Prefeitura de Mata Grande e a secretaria municipal de Agricultura irão fazer a entrega de módulos do sistema Água Doce. O prefeito Erivaldo Mandu, comemorou mais um auxilio á população rural.

A entrega as comunidades acontecerá ainda esse ano. Povoado Santa Rosa,  Povoado Riacho Verde e Povoado União serão contemplados, aproximadamente 200 famílias vão receber o beneficio da água doce.
Para atender à proposta de reduzir os impactos ambientais causados pelo processo de dessalinização e dar sustentabilidade aos sistemas, o Programa integrou à sua estrutura física tanques de contenção do concentrado, e à sua metodologia de ação trabalhos de mobilização social, sustentabilidade ambiental e sistemas de dessalinização, formando assim os componentes do PAD.
O Programa trabalha com dois tipos de sistemas, dependendo dos recursos financeiros e áreas disponíveis. Assim, são denominados sistemas simples quando a estrutura é composta por reservatórios de água bruta e água potável, dessalinizador, chafariz e tanques de contenção.
A problemática dessa região é amplamente conhecida, marcada especialmente pelos períodos de seca acompanhados por medidas mitigadoras emergenciais historicamente adotadas que, apesar de necessárias, são ineficientes para uma resolução sustentável do abastecimento de água para a população rural de comunidades difusas – onde as consequências da estiagem se tornam mais intensas devido tanto à sua localização distante de áreas atendidas por adutoras coletivas de abastecimento de água, como também por suas atividades socioeconômicas serem totalmente vinculadas e, com isso, dependentes das condições do ambiente natural.
O acesso à água dessas localidades é feito especialmente via soluções alternativas coletivas sem rede – carros-pipa e chafarizes – e soluções alternativas individuais – poços particulares, cisternas ou coleta de água em rios e açudes.
Em Alagoas, 38 municípios compõem a região, localizados na parte oeste e representando 48% do território alagoano.




Fonte: Semarh