Semarh emitiu alerta na noite de domingo sobre fortes chuvas na região da bacia hidrográfica do rio.

Moradores de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, foram surpreendidos com o aumento das águas do Rio Ipanema na madrugada desta segunda-feira (30). As fortes chuvas que caíram provocaram o aumento do volume do rio, que invadiu casas e derrubou postes na cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer pessoas ilhadas na cidade.
Desde a semana passada, a cidade registra inundações. As comportas da barragem de Camoxinga, em Pernambuco, foram abertas e deixou mais de 600 pessoas desabrigadas.
Na noite de domingo (29), a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) chegou a emitir um alerta de aumento do nível do Rio Ipanema. Como a previsão era de chuvas moderadas a fortes na região, o transbordamento foi inevitável.
O alerta da Semarh apontava que às 22h do domingo o nível do rio estava 81 cm abaixo da cota de inundação. O alerta falava ainda que a cidade de Poço das Trincheiras e locais próximos, já no território de Pernambuco, também poderiam ser afetados com as fortes chuvas.





Fonte: G1 AL